Revisão 4

Suporte ao novo formato 2.02.03 de exportação XML TISS

É possível agora a impressão simplificada de medicamentos no modelo de "Receituário de Controle Especial". No cadastro de medicamentos para receita, existe agora a opção "Usar receituário especial", que pode ser marcada nos medicamentos que o médico desejar imprimir neste tipo de receituário. Nada mais precisa ser feito. Quando um medicamento com esta opção marcada é selecionado, ao clicar no botão Receita, já na janela com a prescrição será mostrado o titulo especial da receita, os dados de identificação do emitente, o paciente e seu endereço (tirado da ficha). No rodapé serão impressos os dados para preenchimento do comprador e do fornecedor, conforme modelo da ANS/ANVISA. 

Nas despesas do sistema, agora é possível indicar em uma mesma despesa/guia, que algum profissional não participou de todos os procedimentos. Anteriormente o sistema considerava que todos os profissionais de uma despesa participaram de todos os procedimentos listados. Agora é possível através do botão de reticências na coluna marcada como "P" (Participação) indicar exatamente em quais procedimentos cada profissional participou. O valor que o profissional irá receber será automaticamente recalculado. As guias TISS de honorário (caso ser faturamento direto) serão impressas levando esta informação em consideração, assim como o XML gerado. 

No cadastro de procedimentos, criadas as opções "Procedimento médico" e "SADT" que permitem classificar se um procedimento é de SADT ou não. Esta classificação pode agora ser usada no cadastro de categorias para indicar se o valor do procedimento sofrerá influência do % para leito superior (apartamento) e % para emergências/horário especial. Geralmente procedimentos classificados como SADT não sofrem acréscimo de leito superior. 

No cadastro de procedimentos, é possível agora indicar para cada tabela de preços, um valor para o custo operacional do procedimento. O custo pode estar em R$ ou outra unidade. Este valor será multiplicado pelo valor indicado no campo UCO (Unidade de Custo Operacional). Se o valor estiver em reais, apenas coloque o UCO=R$ 1,00, caso contrário, indique o valor para cada unidade (R$11,50 por exemplo). Um valor de UCO zerado indica que o convênio não paga o custo operacional para o procedimento, apenas os honorários médicos. 

No cadastro de procedimentos, um ícone de cadeado é mostrado ao lado do nome de uma tabela de preços para indicar que os valores desta tabela não podem ser alterados, sendo apenas uma tabela de referência, onde outras tabelas devem ser criadas baseadas nesta tabela. O ideal é que tabelas como AMB92, AMB96, TUSS e CBHPM sejam configuradas para não permitir alteração de valores, sendo usadas apenas como base para criação de tabelas específicas para cada convênio. 

No cadastro de procedimentos, as tabelas de preços agora são mostradas em ordem alfabética, com as tabelas não alteráveis sendo mostradas primeiro. 

No cadastro de procedimentos, criada uma nova coluna nas tabelas de preços, com o ícone de um lápis. Clicando 2x em uma linha nesta coluna, marca a linha como tendo um valor manual para o procedimento nesta tabela. Isto significa que o valor do procedimento será lançado exatamente como foi digitado, sem ser multiplicado pelo fator multiplicativo do convênio e sem somar custos operacionais, caso existam. Marcar um valor com o lápis (valor manual) é útil quando o convênio fixa o valor de um procedimento em um valor determinado, independente de qualquer outro dado. Isto é muito comum nos casos de alguns procedimentos, como a consulta, por exemplo, onde todos os procedimentos obedecem a tabela, menos a consulta, que tem um valor fixo. Neste caso, é possível agora apenas digitar o valor final do procedimento e marcar a coluna "valor manual" (lápis). Ao lançar este procedimento na despesa, o valor será exatamente o valor indicado. 

Teclas CTRL-C e CTRL-V agora funcionam ao copiar código e valor na tabela de preços de procedimentos. 

No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", é possível agora indicar que o percentual para leito especial (geralmente apartamento) será aplicado apenas para procedimentos marcados como "Procedimentos médicos", não sendo aplicados em procedimentos do tipo SADT, o que é o normal para grande parte dos convênios. 

No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", criada opção "Acrescentar % nos dias/horários especiais", onde é possível indicar o valor deste percentual (geralmente 30%). Caso na janela de despesas a opção “Dia/horários especial” esteja marcada, o valor do procedimento será acrescido do percentual indicado. 

No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", criada opção que indica que o percentual para dia/horário especial será aplicado apenas para procedimentos marcados como "Procedimentos médicos", não sendo aplicados em procedimentos do tipo SADT. 

Na janela de editor de textos do sistema, se uma impressora não estivesse instalada, era mostrado um símbolo de + no final da página e não era possível editar a partir deste ponto. Agora, se o computador não tiver uma impressora instalada, sistema usa tamanho de página A4 para permitir edição normalmente. 

No exportador TISS, é possível agora exportar apenas os profissionais de uma determinada função, permitindo exportar, por exemplo, apenas os AUXILIARES, ou apenas ANESTESISTAS. 

Criada nova opção na janela de despesas chamada "Dia/horário especial", que indica que o atendimento ocorreu em um dia (sábado, domingo ou feriado) ou horário (entre 19:00 e 07:00) considerado horário ou dia especial em que pode ocorrer pagamento de percentual de acréscimo no atendimento (geralmente 30%). Este percentual pode ser configurado no cadastro de categorias (aba "Opções especiais"). Em novas despesas, o sistema já marcará esta opção automaticamente nos sábados e domingos, e caso o campo "Hora inicial" do atendimento na despesa seja preenchido e o horário estiver dentro da faixa de horário