ordem que os históricos são mostrados (ordem crescente ou decrescente de datas).
se linhas vazias devem ser mostradas.
se deve ser limitada a altura máxima dos conteúdos muito extensos.
setas para avançar e voltar nos atendimentos mostrados.
na impressão do resumo, sempre imprime um rodapé com data/hora, nome do paciente e página sendo impressa.
útil para evitar trocas e extravios de parte do histórico do paciente no caso de muitas páginas impressas.
mostrando corretamente a data inicial e final dos atendimentos.
acrescentado idade do paciente no cabeçalho inicial da impressão.
clicar 2x em uma célula abre conteúdo em uma nova janela de forma ampliada para permitir melhor visualização.
Agora no botão "Outro histórico", ao buscar um outro paciente, pressionar seta para baixo no teclado permite escolher o paciente na lista usando apenas o teclado + enter.
Nas opções e Anexar ou Embutir imagem existente, acrescentado no filtro inicial "Imagens" para mostrar imagens com extensão .jpeg, .wfm, .gif e .eps
Criada nova permissão "Pacientes>Histórico>Fechar janela usando X":
desabilita o botão X da janela de histórico obrigando usuário a sempre fechar a janela pelo botão "Sair".
Melhorada inserção e visualização de imagens no histórico de forma a ser mais tolerante a falhas:
inserção de imagens no histórico poderia falhar ao gravar a referência da imagem e a imagem nao seria mostrada posteriormente. Agora sistema tenta formas alternativas de salvar a imagem.
falha no arquivo de referências de imagens poderia fazer com que a imagem não fosse mostrada mesmo ela existindo. Agora referência é criada automaticamente ao abrir uma imagem.
Criada nova opção de configuração na aba "Visualização" que desliga o recurso que permite a abertura de vários resumos de vários pacientes ao mesmo tempo:
com essa opção desligada, apenas uma aba é aberta, e os novos resumos sempre usaram esta aba.
sair do histórico fecha a aba de resumo.
Janela de resumo permite usar atalho CTR-C para copiar o conteúdo do resumo, permitindo mais facilmente o médico copiar textos de outros dias ou mesmo de outros pacientes para o histórico atual.
Se histórico foi digitado por um usuário diferente do médico "Dono" do histórico, o indicador do médico do histórico mostra também o usuário que digitou.
Colocando o cursor por cima do campo de nome do médico do histórico, irá mostrar o nome completo do médico e nome do usuário que digitou o histórico, caso seja diferente.
No resumo do histórico, no início de cada histórico agora é mostrado o nome do médico "Dono" do histórico e também o usuário que digitou o histórico, caso seja diferente.
Janela de textos anexados ao histórico agora guardam sua posição e tamanho, permitindo ao médico definir suas preferências para esta janela que serão usadas na próxima vez que o usuário abrir um texto anexo ao histórico.
Duplo click no resumo do histórico agora amplia o valor atual para permitir leitura de valores muito grandes.
Permissão para não permitir fechar com X no histórico agora some também com o X da aba.
Agora é possível eliminar uma imagem mostrada no mosaico.
Diversas melhorias na impressão do resumo do histórico.
PAINEIS LATERAIS
Criado novo painel lateral "Visualizar eventos agendamento online":
com esse painel é possível visualizar todos os eventos que ocorreram no dia em uma ou todas as agendas online.
usuário pode visualizar novas marcações, confirmações e cancelamentos feitos no dia para agendamentos de qualquer data.
eventos mais recentes são mostrados primeiro.
com esse painel, usuário poderá acompanhar tudo que está acontecendo nas agendas online naquele dia.
Criado dois novos painéis laterais "Resumo faturamento clínica" e "Resumo faturamento médico" que mostram um gráfico com o resumo dos lançamentos de despesas do dia:
permite acompanhar como está o faturamento do dia, de acordo com o status das despesas lançadas.
permite também escolher se deseja visualizar quantidade de guias de cada status ou o valor de cada status.
permite visualizar apenas convênios ou apenas particular (considera particular apenas a despesa de código 1).
os dois painéis podem ser abertos ao mesmo tempo, entao um médico que também tem acesso ao faturamento da clínica poderia ter os dois painéis inseridos e ver o faturamento da clínica e o seu pessoal ao mesmo tempo.
por padrão, o painel de faturamento da clínica só pode ser usado por quem tem permissão de superusuario.
por padrão, o painel de faturamento do médico só pode ser usado por médicos e superusuario.
as permissões dos painéis podem ser alteradas bastando entrar como superusuário, entrar na opção para escolher os painéis, clicar 2x no painel e alterar as permissões.
Retirar a permissão para usar um painel agora elimina o painel do usuário mesmo se esse já tivesse escolhido aquele painel.
Conteúdo dos painéis agora se refrescam com maior consistência.
IMPRESSOS
Os impressos emitidos agora são armazenados separadamente e é possível visualizar na lateral da janela lista com os impressos já emitidos para o paciente:
visualize lista com data e hora que o impresso foi emitido.
ícones mostram o que foi feito com o impresso: gerado PDF, impresso, compartilhado, enviado por e-mail.
clicando 2x no impresso na lista abrirá uma aba onde é possível visualizar o conteúdo daquele impresso.
usuário pode imprimir, compartilhar ou enviar por email novamente o impresso.
usuário pode duplicar o conteúdo do impresso emitido anteriormente no impresso atual, alterando o que for necessário
impresso pode ser suprimido da lista.
é possível visualizar na Web como o impresso vai ser visto pelo paciente caso seja compartilhado (exige MeuDoctors e DRSERVER ativo).
várias receitas (ou outros impressos) anteriores podem ser abertas ao mesmo tempo em abas facilitando visualizar ou copiar informações anteriores.
Novas configurações podem ser feitas diretamente na janela de impressão:
retirar ou eliminar elementos da tela, aumentando o espaço de visualização em monitores com resolução mais baixa.
configurar pasta de gravação dos arquivos PDF.
permitir gerar um PDF automaticamente sempre que imprimir.
forçar a formatação de fonte e tamanho dos medicamentos/texto dos impressos.
Criado novo botão "Preview" na janela de impressos que permite visualizar o impresso como ele ficará no papel:
se o impresso foi configurado para usar um modelo ou se foi marcada a opção "Embutir cabeçalhos/rodapés no texto", ele será mostrado exatamente como impresso.
se cabeçalho/rodapé não foram embutidos, somente o conteúdo principal do impresso é mostrado no modo "Preview".
Impressos são agora exportados como PDF:
novo botão "Exportar" criado na barra de ferramentas da janela de impressos.
Impressos enviados por e-mail agora são enviados como arquivos do tipo PDF que não podem ser alterados:
antes os impressos eram enviados como anexos do tipo RTF, que tinham o problema de poder ser mais facilmente alterados por quem os recebessem.
Impressos ao serem exportados ou enviados por e-mail podem agora ser assinados com um certificado digital:
ao imprimir um impresso assinado, é possível personalizar e posicionar o local da assinatura digital.
Suporte para impressão de receitas usando um modelo criado pelo usuário:
isso permite personalizar completamente como a receita será impressa.
cabeçalho e rodapé podem ser criados diretamente no modelo muito mais facilmente.
títulos e informações do paciente podem ser criadas ou alteradas livremente.
Suporte para criação de modelos para assinatura (se opção "Embutir" marcada):
possível agora criar um texto que será usado como modelo para assinar os impressos.
isso permite scanear uma assinatura, salvar como arquivo de imagem e embutir no modelo de assinatura para o caso da exportação do impresso como PDF ou envio direto para o paciente.
pode ser criado um modelo para assinatura normal e também para assinatura quando o impresso é assinado com um certificado digital.
informações do certificado podem ser incluídas na assinatura, incluindo até mesmo a foto do médico.
Cabeçalhos e rodapés agora suportam arquivos .docx:
suportado em receitas, atestados, pedidos de exame e recibos.
isso permite a criação de cabeçalhos e rodapés muito mais facilmente.
podem conter imagens ou qualquer outro elemento.
suporte a mais formatos de imagens.
suporte a tabelas e outros elementos de texto.
formate diretamente no editor de textos exatamente como você quer que o cabeçalho ou rodapé sejam impressos.
este formato só é suportado quando modo "Embutir" está ligado.
Na configuração dos impressos (algumas somente com opção "Embutir" ligada):
receitas, atestados, pedidos de exame e recibos suportam agora cabeçalhos e rodapés em formato DOCX.
é possível embutir um cabeçalho/rodapé no texto principal do impresso.
permite visualização exata de como o impresso ficará no papel.
permite alteração destes elementos enquanto está fazendo o preview do impresso.
é possível configurar indicar que ao exportar/enviar por e-mail/compartilhar seja usado o cabeçalho/rodapé indicado, e na impressão não.
isso permite que a receita quando impressa não possua um cabeçalho/rodapé porque será impressa em um papel pré-impresso já com os dados da clínica.
no caso de exportar ou enviar por e-mail, cabeçalhos e rodapés devem ser impressos
suporte a modelos de receitas.
suporte a modelos de assinatura (normal e certificada).
Novo botão "Visualizar" na receita oftalmológica que abre janela de preview de impressão:
botão habilitado somente se opção "Usar modelos" estiver ligada na configuração.
receita oftalmológica passa a ser gerada e impressa usando modelo que pode ser alterado.
com isso todos os recursos dos outros impressos passam a estar disponíveis para receitas oftalmológicas, incluindo gravação das receitas, uso de certificados, exportação de PDF e envio por e-mail.
LAUDOS
Diversos novos recursos para geração de arquivos PDF:
arquivos PDF podem ser assinados com um certificado digital.
arquivos PDF são gerados automaticamente assim que os laudos são digitados.
arquivos PDF são gerados em pasta especial de PDF separados por período (Ano + Mês) e nomeados para fácil localização.
novo botão na barra de ferramentas para abrir a pasta de PDFs rapidamente.
novos botões "PDF" ao lado de cada exame.
PDF de cada exame pode ser aberto facilmente.
nova opção de configuração para personalizar assinatura que será embutida nos arquivos PDF.
modelo de assinatura pode ser criado, um para PDFs assinados com certificado e outra para não assinados.
um QRCode pode ser embutido no laudo, se cliente possuir MeuDoctors.
Envio de laudos por e-mail:
laudos agora são enviados como PDF, mantendo todas as características, incluindo cabeçalho, rodapé e imagens.
laudos agora podem ser enviados tanto para o paciente quanto para o médico solicitante.
nova opção de configuração na aba "PDF" permite escolher se por padrão os e-mails irão para solicitante ou/e paciente.
antes do envio é possível mudar a escolha padrão da configuração.
nova opção permite enviar todos os laudos em um único e-mail e não um e-mail para cada exame.
possível agora criar um texto padrão para o corpo do e-mail diferente para envios para pacientes e médicos.
texto para o corpo do e-mail agora pode usar formatação sofisticada com cores, fontes e etc.
e-mail pode ser enviado para todos os exames de uma vez ou apenas para os selecionados (check marcado).
Novo botão para compartilhamento de laudos e visualização de Exames/Resultados na Web:
caso cliente possua MeuDoctors ativo e DRServer rodando, novo botão permite o envio de link compartilhando os laudos na web.
laudos podem ser visualizados tanto em computadores como celulares.
laudos estão disponíveis para visualização/download assim que seu status passa para "Conferido" ou superior.
um link pode ser enviado via e-mail ou SMS (se cliente possui pacote para envio de SMS).
com o link paciente ou médico tem acesso direto aos resultados sem necessidade de login.
exames feitos e resultados podem também ser visualizados por QRCode sem necessidade de login.
um acesso para área de exames pode ser disponibilizado no site da clínica para acesso via login/senha.
senha de login pode ser informada no modelo de comanda ou enviada por e-mail.
novo botão "Ver na Web" criado para permitir que o usuário possa ver na Web os exames do paciente atual.
Impressão avançada de comandas/protocolo de atendimento:
sistema suporta agora modelo "Simples" de comanda sem formatação ou novo modelo "Avançado" com formatação sofisticada.
possível incluir cabeçalho/rodapé, imagens, tabelas e etc.
possível incluir um QRCode para acesso rápido aos resultados apenas apontando o celular para o código.
disponível apenas para clientes com MeuDoctors e DRServer ativo.
novo modelo padrão "Avançado" acompanha o sistema com nova formatação e impressão de QRCode.
Suporte a lista de textos para facilitar digitação de laudos:
armazene textos, frases, tabelas e o que mais desejar para facilitar a digitação dos laudos.
associe cada texto com uma palavra-chave.
novo botão permite criar, alterar ou inserir os textos na posição do cursor.
digite a palavra-chave e pressione F4 para inserir o texto.
digite # seguido pela palavra-chave para pesquisar e inserir o texto.
Novo botão para correção ortográfica do texto digitado.
Novas opções de configuração do laudo na aba "Edição":
verificar erros ao digitar.
verificar erros ao salvar.
Informação de que laudo foi entregue e que dia/hora isso foi feito fica visível mais facilmente no rodapé da janela de laudo.
Observações dos exames agora podem possuir várias linhas de texto.
Para exames feitos a partir do Doctors 11, o horário que os exames foram inseridos no sistema é mostrado ao lado da data na janela de laudos.
Nova opção "Configuração>Ver erros de envio" foi criada para facilitar a verificação dos erros de envio.
ESTOQUE
Criado novo relatório "Produtos por data de validade / Quantidade / Custo".
Adicionado campos de filtros para relatório de movimento (Entrada e saída).
Adicionado campo "Custo" no relatório de movimento.
Acrescentado campo com descrição da movimentação (campo Destino/Origem), e caso seja “Consumo de Paciente” mostra o nome do paciente.
Ao clicar duas vezes sobre o produto no relatório abre a tela de manutenção de estoque com o produto selecionado.
Itens de estoque mínimo agora são mostrados em ordem alfabética.
Agora é possível buscar produto pelo código de barras do lote.
No relatório de estoque, possível agora filtrar por SubGrupos.
Na janela de saídas, adicionado botão "Ver Saídas" que permite visualização de saídas do estoque:
possível visualizar lista das saídas efetuadas.
possível filtrar saídas por vários critérios (data da saída, tipo, paciente, centro custo, etc).
Adicionado funcionalidade de estorno para saídas do tipo "Consumo Paciente":
nas saídas efetuadas para um paciente, é possível agora efetuar estornos para as saídas realizadas.
útil quando nem todos os itens enviados para o paciente foram usados, como no caso de perdas, devoluções de itens não usados, ou quando o paciente usa algo a mais.
tipos possíveis de estornos/gasto adicional.
ESTORNO tipo PERDA: Insere a quantidade a estornar, e seleciona o motivo Perda (gera um novo movimento de saída do tipo perda e atualiza a quantidade no movimento original de consumo).
ESTORNO tipo DEVOLUÇÃO: Insere a quantidade a estornar, seleciona o motivo Devolução, selecione o estoque que recebera a devolução (gera um movimento de saída de estorno, gera um movimento de entrada tipo Estorno, atualiza a quantidade no movimento original de consumo, atualiza a quantidade em estoque).
TIPO GASTO ADICIONAL: Insere a quantidade adicional utilizada, selecione o motivo Gasto Adicional (gera uma nova saída do produto escolhido com a quantidade escolhida).
Melhorias na opção de ajuste do estoque.
Melhorias no relatório "Itens em estoque".
Melhorias no relatório de movimento.
Melhorias na saída do estoque em quantidades menores que 1 (Ex.: 0,5).
Criado novo botão no estoque adicional para mostrar notas fiscais no item selecionado.
REQUISIÇÃO
Novo layout de lista de requisições.
Janela das requisições agora tem seu tamanho redimensionável, se adaptando melhor às resoluções da tela.
Possível agora buscar produtos pelo código de barras do produto ou do lote.
Melhorias nas permissões das requisições: uma requisição marcada como atendida não pode: ser excluída/ editada/ enviada novamente.
COTAÇÃO
Adicionado novo estilo de árvore de itens, onde é possível ver mais informações da cotação.
Possui ícones representativos de e-mail enviado, quantidade de itens e fornecedores da cotação:
mostra campo de valor estimado levando em consideração o preço de custo dos produtos e a quantidade pedida, somados.
mostra o valor mínimo e máximo da cotação de acordo os valores finais de cada item somados, para poder comparar com o valor estimado.
é possível inserir uma observação na própria cotação que será visível na descrição da cotação.
salva ultimo filtro usado na cotação.
melhorias gerais nas validações das informações.
EDITOR DE TEXTOS
Para facilitar alterar um modelo de texto, criados novos botões "Alterar" e "Salvar" abaixo da lista de modelos:
botão "Alterar" irá mostrar o modelo exatamente como foi criado, sem substituir as macros, assim o modelo poderá ser alterado no formato original.
botão "Salvar" salva as alterações feitas no modelo.
Nova opção para criar cabeçalhos e rodapés:
possível criar cabeçalho e rodapé no texto.
possível criar cabeçalhos e rodapés diferentes para primeira página e para páginas pares e impares.
possível inserir um campo especial para indicar a numeração da página e o número de páginas total do texto.
Criado na lista de modelos botões "Usar modelo" ou "Inserir modelo":
USAR MODELO: substitui o texto atual e carrega o modelo selecionado.
INSERIR MODELO: insere o modelo selecionado na posição do cursor sem perder o texto já digitado.
útil para inserir partes de um texto pré-digitado unindo com outros textos ou modelos.
Modelos de textos agora são inseridos com 2 cliques ou clicando nos botões "Usar modelo" ou "Inserir modelo":
para evitar acidentalmente substituir o texto atual ao clicar apenas 1x no modelo.
Novas opções para manipular tabelas:
eliminar linhas.
eliminar colunas.
inserir linha antes.
inserir linha depois.
aglutinar células.
Nova opção para inserir um bloco de texto:
bloco de texto permite criar um subdocumento que pode ser inserido em qualquer lugar do texto.
blocos de textos podem conter imagens ou tabelas.
o texto do documento irá fluir em volta do bloco de texto.
Nova opção "Arquivo > Exportar como PDF assinado" que salva o texto como um PDF assinado com um certificado digital.
possível definir que a assinatura seja invisível ou visível no texto, podendo ser posicionada em qualquer local.
local de preferência para armazenar os PDF assinados pode ser escolhido.
Janela para criar/editar/imprimir arquivos texto alterada para mostrar lista de arquivos do tipo texto da pasta geral e da pasta pessoal, facilitando editar arquivos existentes.
Novo botão para checar erros de escrita no texto.
Dimensões da janela do editor de textos agora são salvas e restauradas para obedecer às preferências do usuário.
Escolher "Opções > Barra ferramentas avançada" diminuía o tamanho da área do texto de forma desproporcional.
AGENDA
Ao desmarcar um paciente na agenda, agora é anotado no diário o telefone do paciente desmarcado, para facilitar entrar em contato com o mesmo caso tenha sido desmarcado de forma indevida e paciente não tinha ficha.
TISS E DESPESAS
Suporte ao novo formato 3.05.00 do TISS.
Lista de CBOS atualizada para TISS 3.5.
Criada nova permissão "Pacientes.TISS.Ver lista guias" para permitir a visualização da lista de guias anteriores por um grupo de usuários.
Na janela para visualizar despesas:
botão "Marcar como paga" permite digitar um valor caso todas as despesas selecionadas tenham um mesmo valor total.
botão "Marcar como paga" permite agora marcar opção para atualizar também a data do faturamento na despesa para a data indicada.
botão "Marcar como repassada" permite digitar um valor caso todas as despesas selecionadas tenham um mesmo valor total.
botão "Marcar como repassada" permite agora marcar opção para atualizar o campo "Repassar" com o valor repassado.
PACIENTES
Pacientes: limite para as observações do paciente aumentadas em 5x (agora suportando mais de 50mil caracteres), e mesmo com este novo limite aumentado consideravelmente, quando faltar menos que 200 caracteres para alcançar o limite, uma mensagem é mostrada ao usuário.
Ao registrar uma nova visita, ficha de pacientes agora é automaticamente salva após a janela de visitas ser fechada, para evitar que a visita seja registrada corretamente, mas ao voltar para a ficha, usuário usasse o X para fechar a janela e não salvasse as mudanças geradas pelo registro da nova visita.
Busca de endereços/ceps podiam retornar cidade ou estado cortados se endereço muito longo.
GERAL
Nova opção de segurança em "Configuração do Sistema > Administração > Segurança > Permitir mesmo usuário efetuar login em vários computadores":
quando desligada, o mesmo usuário só poderá logar no sistema em um único computador de cada vez, aumentando a segurança.
No cadastro de categorias, na aba "ProfissionaisXConvênio", criados botões para desmarcar ou marcar para todos os profissionais o indicador de que o profissional atende o convênio atual:
isto facilita quando poucos profissionais atendem um determinado convênio. Clique no botão para desmarcar tudo e depois marque apenas os profissionais que atendem.
Criados novos botões na janela de impressão da ficha de cadastro para eliminar modelos de texto de etiqueta/envelope/texto.
Aumentado limite máximo de número de caracteres para lista de e-mails na janela de envio de e-mails.
Criadas novas macros @PROFISSAOPAI e @PROFISSAOMAE disponíveis agora em todo o sistema.
Ao visualizar uma imagem e recortar + ampliar uma área da imagem, agora é possível usar os botões de duplicar a imagem, imprimir, salvar, enviar por e-mail e compartilhar somente a área ampliada.
Receita: agora na janela de receita, ao selecionar os medicamentos é mostrado junto com total de medicamentos também quantos medicamentos estão selecionados.